Arquivos

Comércio despenca em dezembro, mas cresce pelo quarto ano seguido

Segundo o IBGE, vendas no setor tiveram expansão de 1,2% em 2020, apesar de queda histórica de 6,1% no último mês

Apesar da pandemia do novo coronavírus, o comércio fechou o ano de 2020 com alta de 1,2%, o quarto ano consecutivo de crescimento do setor. Em dezembro, porém, o varejo teve forte queda, de 6,1%, a mais intensa para um mês de dezembro de toda a série histórica, iniciada em 2000. Com o recuo do último mês, as vendas do comércio voltam ao patamar de fevereiro do ano passado, período anterior à pandemia.

LEIA MAIS

Impactos negativos da Covid-19 nas empresas diminuíram em agosto, aponta IBGE

Empresas de todos os portes relataram a melhora na percepção

Os impactos negativos da Covid-19 foram sentidos por 33,5% das 3,4 milhões de empresas brasileiras na segunda quinzena de agosto, contra 38,6% medidos no período anterior.
 
Na primeira quinzena de junho, o efeito negativo foi sentido por 70% do total. Outras 37,9% tiveram impacto pequeno ou inexistente e 28,6% sentiram efeitos positivos com a crise sanitária na segunda quinzena de agosto.

LEIA MAIS

Indicador recuperou até o momento apenas 2/3 do que foi perdido na crise e expectativa é de que melhora possa desacelerar nos próximos meses

O Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) da Fundação Getulio Vargas (FGV) mostrou nesta terça-feira (8) que o mercado de trabalho do Brasil manteve sua trajetória de recuperação em agosto, sugerindo que o pior momento para o emprego doméstico neste ano ficou para trás.

LEIA MAIS

Indicador de tendência de emprego da FGV mostra recuperação e atinge maior nível desde março

Segundo o IBGE, o volume de serviços cresceu 1,0% em 2019

Para a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o setor de serviços registrará crescimento de 2,1% em 2020. A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que o volume de serviços cresceu 1,0% em 2019, após a queda de 0,4% em dezembro.

CNC projeta alta de 2,1% para o setor de serviços em 2020
Governo aumenta para 2,40% previsão de alta do PIB em 2020

Expectativa para o IPCA deste ano, a inflação oficial, avançou de 3,53% para 3,62%. Previsões são da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia

O Ministério da Economia elevou nesta terça-feira (14) a sua previsão para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,32% para 2,40% em 2020. A projeção esta no Boletim Macrofiscal, divulgado pela Secretaria de Política Econômica.

LEIA MAIS

Juros do cheque especial voltam a subir após dois meses e chegam a 307,6%

Taxa do cartão rotativo também subiu e foi a 307,8% ao ano, segundo o BC

Depois de dois meses em queda, os juros do cheque especial voltaram a subir no país. Segundo dados divulgados nesta sexta-feira (25) pelo Banco Central, a taxa na modalidade de crédito mais cara do Brasil ficou em 307,6% ao ano em setembro. Os juros do cartão de crédito rotativo também subiram e alcançaram 307,8% ao ano. LEIA MAIS

Iniciar chat
Olá, você gostaria de falar conosco?
Olá,
Podemos te ajudar?