Imagina receber por um dinheiro que nem esperava? Veja como usar o Sistema Valores a Receber para saber se algum banco te deve

Se alguma vez você recebeu cobranças indevidas de um banco ou encerrou uma conta e ficou algum valor por lá, tenho uma boa notícia: pode ter dinheiro esperando para retornar ao seu bolso. Para ajudar empresas e cidadãos que se enquadram nesse cenário, o Banco Central criou o Sistema Valores a Receber. Veja abaixo como ele funciona e como fazer a consulta no site. 

Nesse primeiro momento, somente a consulta está liberada, ou seja, se tiver algum valor a receber, ainda não será possível sacá-lo. De qualquer forma, é importante se programar e se atentar às datas e horários informados para o saque. Vamos ao passo a passo:

  1. Acesse o site Valores a Receber

    No seu navegador, abra o site valoresareceber.bcb.gov.br/publico/

  2. Faça sua consulta

    Informe se a pesquisa será feita por CPF ou CNPJ e insira os dados solicitados; em seguida, clique em “Consultar”. Se tiver valores a receber, aparecerá na tela o dia que você deve voltar ao site para consultar o saldo e solicitar o resgate — guarde bem essas informações para não perder o dia. Caso não tenha (como foi meu caso), o Banco Central também te dará uma nova data para saber se há algum dinheiro a ser recebido naquele novo período.

    Como consultar valores a receber do Banco Central

  3. Acesse o Sistema Valores a Receber na data solicitada

    Na data informada pelo sistema, acesse novamente o site Valores a Receber. Para esse segundo momento, você precisa ser cadastrado no portal Gov.br e ter uma conta nível Prata ou Ouro —  você pode confirmar qual o seu caso em Selos de confiabilidade e no aplicativo (disponível para Android e iOS).

  4. Solicite a transferência

    Confirme o valor e solicite a transferência. O valor será depositado em uma conta registrada. Caso não tenha nenhuma, você poderá informar na hora.

Como aumentar os níveis da conta Gov.br?

Existem diversas formas de ir para o nível Prata ou Ouro: validação facial pelo aplicativo com base nas fotos registradas na Justiça Eleitoral e Denatran; validação dos seus dados via Internet Banking; ou validação e autenticação do cadastro via certificado digital. A maneira mais fácil é acessar o aplicativo e já na página inicial clicar em “Aumentar nível” na parte superior da tela. O próprio sistema te indicará uma forma de validação de acordo com o seu perfil.

O que fazer se eu perder a data ou o período determinado pelo Banco Central?

O Banco Central estipulou uma data para repescagem (também informado no dia da sua consulta). Você pode solicitar o resgate nessa segunda chamada, das 04h até às 00h, do mesmo dia. Em último caso, você deve esperar até o dia 28/03/2022 para pedir sua transferência. Não se preocupe, o dinheiro ficará guardado até lá.

Com informações: Banco Central

 

Fonte: Tecnoblog | Imagem: Pixabay

Veja todas as postagens do nosso BLOG